RESUMO: O livro apresentado analisa como o poder de persuasão da mídia pode interferir nas culturas e tradições de uma sociedade. Para tanto, o cangaço e principalmente a figura de Lampião vão ser tomadas como foco de análise e representação dessa influência. A imagem desse cangaceiro foi paulatinamente transformada pela mídia nas décadas de 20 e 30 do século XX, passando de bandido a ser um dos símbolos e ícones do Nordeste brasileiro. O referido trabalho traça um paralelo entre a figura de Lampião e a imagem dessa personagem no “imaginário” popular, a partir dos objetos publicitários divulgados no séc. XXI. A análise textual e imagética dos elementos publicitários virá como comprovação de uma influência direta existente entre a mídia e a constante construção cultural de uma sociedade. Foram adotados como objetos de estudo, discursos publicitários atuais, se materializando, portanto, em objetos, como: mascote, site, blog, propaganda de revista, tais elementos são ícones e símbolos, numa perspectiva semiótica dos nordestinos. É possível constatar nesses objetos publicitários, uma relação direta entre o homem e a sua personagem. Lampião teve a sua imagem devidamente exposta pela mídia durante a sua vida no cangaço, deixando transparecer a sua identidade cultural, a história de vida, e o seu posicionamento diante da sociedade. Esses conceitos aparecem associados a ele e ao Nordeste de maneira subjetiva na propaganda da atualidade.
O livro já está disponível e pode ser encontrado nas livrarias: Saraiva, Cultura, Imperatriz, e Dom Bosco.
Preço: | R$ 22,00 |
Nº Págs.: | 105 |
Formato: | 14 x 21 |
ISBN | 9788590752400 |
3 comentários:
Oi Mariana!
No resumo vc não fala no valor do livro. Quanto tá custando?
Segue meu e-mail: marcone.arte@hotmail.com
Um Abraço,
Mariana, comprei o seu livro.
Gostei muito, nunca havia visto Lampião por esse foco.
Muito Bom...
Olá, Mariana!
Gostaria muito de adquirir o seu livro, mas infelizmente não consigo achá-lo em canto nenhum.
Estou escrevendo um trabalho sobre cordel e identidade nordestina e gostaria muito de ler o seu livro.
Como faço para comprá-lo?
Meu e-mail: anager_maninha@hotmail.com
Obrigada!
Postar um comentário